sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Atravessando o campo minado da comunicação no casamento



Após um longo dia de trabalho, chego em casa querendo nada mais do que lançar fora os sapatos e me esticar no sofá. Assim que entro pela porta, minha esposa me dá um beijo de boas-vindas e imediatamente percebo que há algo errado. Sendo o marido amoroso que eu sou, decidi perguntar a ela o que estava errado. Ela respondeu laconicamente com essas palavras ameaçadoras: "Está tudo bem.”

Se eu fosse tão versado quanto deveria ser em comunicação homem/mulher, eu teria acabado a conversa ali mesmo. Em vez disso, insisto na pergunta até que ela explode em um discurso de frustração. Escuto atentamente, ou pelo menos eu acho que sim. Na verdade, processo cada palavra como se estivesse prestes a diagnosticar uma doença. Quando ela termina, ao invés de dar-lhe palavras de encorajamento, eu começo uma avaliação intelectual da situação, recomendando a solução adequada, como se eu fosse um psicólogo qualificado. Isso resulta em uma tempestade com ainda mais frustração e a acusação de que "Eu nunca a ouço.”

Fico a seu lado, segurando o que fora minha orgulhosa impressão de ser o marido perfeito, me perguntando o que deu errado. Para os homens, a comunicação no casamento é um campo minado que todos temem pisar e dar um passo errado. Inevitavelmente, porém, temos de enfrentar esta terra de ninguém. Para aqueles que se encontram tão ignorantes quanto eu fui no passado, aqui estão cinco maneiras de entender e se comunicar com amor:
Verifique a si mesmo. Ao iniciar a comunicação com sua esposa, lembre-se de olhar para seu próprio coração. É aberto ou fechado? Pergunte a si mesmo: "Estou preocupado com as suas necessidades ou as minhas próprias?” Se você puder responder afirmativamente à primeira pergunta, vá em frente, mas com cautela. Se não, então retroceda e reavalie. Um coração fechado é um coração que não se comunica.
Perceba que há mais meios de comunicação do que apenas palavras. Nós nos comunicamos com todo o nosso ser. Se você está tendo um dia ruim, irá transparecer em tudo que você diz. O mesmo vale para o seu cônjuge. Discutir temas sensíveis, enquanto estão em estado negativo não é uma boa ideia. Espere até que ambos estejam na sintonia certa.
Não pense que cada resposta negativa é dirigida a você pessoalmente. Se sua esposa parece reticente pode ser que ela não esteja brava com você exatamente. Ela pode estar irritada com algo que as crianças fizeram ou com a senhora da rua de baixo. Confie nas intenções dela e veja-a da melhor forma, não da pior.
Dê-lhe espaço. Todos devem dispor de um pouco de espaço de vez em quando para processar suas emoções. Ser um humano é uma coisa difícil e poucos, talvez ninguém, seja bom nisso. Deixe sua esposa ser humana e permita-lhe lidar com seus próprios sentimentos.
Não tente corrigir a situação. Esta é uma grande diferença entre homens e mulheres. Se um homem fala sobre seus problemas, ele quer reclamar ou ele quer um conselho sobre o que fazer. Quando uma mulher fala sobre seus problemas, às vezes também é apenas para reclamar, mas muitas vezes é porque ela quer uma opinião reconfortante. Os homens não estão acostumados a isso, então eles recorrem aos conselhos sobre como resolver os problemas. As mulheres veem isso como críticas que não atendem às suas necessidades. Resumindo: basta ouvir, não tente corrigir.
No fim das contas, não há fórmula perfeita para a comunicação no casamento. A única maneira de garantir uma boa comunicação é sendo compreensivo e amoroso com sua esposa. Aceite as suas deficiências e se disponha a pegar leve.


Por: Sean Fletcher.

0 comentários:

Postar um comentário